Vacina contra COVID19 é menos eficaz na imunidade de pessoas com obesidade


A obesidade é uma epidemia mundial em expansão, que aumenta substancialmente o risco de óbito em pacientes com covid-19. 


Porque os obesos correm maior risco com o COVID-19:



Os pacientes obesos e com sobrepeso apresentam alteração da expressão da enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2), porta de entrada do SARS-CoV-2 nos receptores de células do revestimento do nariz, dos pulmões, do pâncreas, dos rins, dos intestinos, do tecido adiposo, dos vasos sanguíneos, do coração e de algumas células que circulam no sangue. 


Presume-se que o aumento da expressão de ECA2 aumenta a entrada do vírus nas células e, portanto, causa doença grave, com aumento do óbito. 


Os fatores responsáveis pela piora no quadro clínico pacientes obesos com covid-19 são: inflamação crônica, comprometimento prévio da função imunológica e aumento da expressão da ECA2 associados à obesidade. 


Estudos apontam risco na vacinação de pessoas com obesidade:




Estudos anteriores sugerem que, em comparação com pessoas magras, as com obesidade apresentam redução da resposta imunitária às vacinas contra hepatite B, influenza e raiva.


Em um estudo recente italiano que analisou 248 profissionais de saúde imunizados com as duas doses da vacina BNT162b2 de RNA mensageiro (RNAm), desenvolvida pelas empresas Pfizer/BioNTech, demonstrou que os participantes com obesidade tiveram uma resposta imunitária humoral (tipo de defesa imunológica que atua no líquido extracelular usando proteínas, produzidas pelos linfócitos B) negativa em comparação com os participantes magros.


Os pesquisadores observaram uma forte correlação entre o IMC (índice de massa corporal) e os anticorpos, uma vez que a resposta imunitária humoral foi mais forte no grupo com peso normal e abaixo do normal quando comparada com a do grupo com sobrepeso ou obesidade.


Portanto, ter uma população vacinada não é sinônimo de ter uma população imunizada contra o Covid-19, especialmente em um local que apresenta alta incidência de obesidade.


Grupo de pesquisadores americanos em ciências da nutrição desenvolveram a Dieta da Imunidade ("Diet Immunity") para ajudar na prevenção ao Coronavírus. 😷


 Diet Immunity é uma dieta a base de alimentos saudáveis ricos em vitaminas e nutrientes, ajuda a emagrecer e ainda aumenta a imunidade. Nessa dieta você vai conhecer quais alimentos contém as vitaminas tão importantes para nosso corpo, vai descobrir nos alimentos fontes de vitaminas que protegem nosso corpo de algumas doenças.


➡️ A Diet Immunity virou febre nos EUA e agora chega ao Brasil.


Clique aqui e saiba mais sobre o  programa de DIETA QUE IMPULSIONA SUA IMUNIDADE no conforto de sua casa!



Veja também:


COVID-19: COMO PREVINIR E MANTER A SAÚDE NA PANDEMIA



Postagens mais visitadas