5 DICAS PARA FICAR LIVRE DO ESTRESSE CRÔNICO E ALCANÇAR A FELICIDADE


Você sofre de estresse crônico, irritabilidade, insônia, pensamentos invasivos, mau humor, baixa de libido e perdeu sua tranquilidade e felicidade?

Veja 5 dicas que você pode fazer em casa para ficar livre do estresse crônico e voltar a ter paz e felicidade.


Ninguém escapa de eventos estressantes. Felizmente, nossos corpos são feitos para resistir à maioria das tempestades e até mesmo prosperar ou crescer com essas experiências em pequenas doses. No entanto, é muito comum para muitos de nós experimentar os efeitos do estresse mais duradouros e mais prejudiciais.


A ciência mostra três tipos de estresse:

  1. os estressores diários contínuos da vida moderna
  2. um grande evento estressante
  3. um trauma emocional

Todos estão profundamente ligados ao advento e à perpetuação de doenças crônicas degenerativas, mesmo décadas depois de terem ocorrido.


Fisiologicamente, nossos corpos reagem a um estressor com a resposta “lutar, fugir ou congelar”, uma série de reações químicas envolvendo uma cascata de mudanças hormonais acontece. A glândula adrenal libera os hormônios do estresse cortisol, epinefrina (também conhecida como adrenalina) e norepinefrina na corrente sanguínea, preparando seu corpo para lutar ou correr.


O sistema nervoso simpático é ativado, fazendo com que a frequência cardíaca e a pressão arterial aumentem, os músculos contraiam e a digestão pare, tudo em uma tentativa de aumentar suas chances de sobrevivência. Se o evento durar pouco e você ultrapassar o susto, sua resposta ao estresse diminui e, idealmente, você retorna à "resposta de relaxamento", ao "descanso do corpo" e normalização do controle do sistema nervoso parassimpático.


Mas o que acontece se você não voltar a uma resposta de relaxamento? E se sua reação ao estresse ficar presa na posição "sempre ligado”?


Estudos demonstraram que o estresse crônico pode ter impactos negativos em quase todos os sistemas e órgãos do corpo. Com estresse prolongado, os tecidos do corpo, incluindo células imunológicas, podem se tornar menos sensíveis aos efeitos regulatórios do cortisol, reduzindo a capacidade do hormônio de controlar a resposta inflamatória. Isso pode levar à inflamação descontrolada (inflamação crônica celular), que está associada ao início e progressão de doenças crônicas (1)


SAIBA COMO REDUZIR O ESTRESSE CRÔNICO:


Conheça 5 maneiras de reduzir o estresse cultivando o bem-estar emocional


1. Priorize seu sono: a deficiência crônica do sono pode levar a uma série de resultados negativos para a saúde, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, câncer e, potencialmente, uma expectativa de vida encurtada. Até mesmo algumas horas de sono perdido em uma única noite causa inflamação celular, resistência à insulina e prejudica o sistema imunológico. (2) Uma boa noite de sono é fundamental para ajudar nosso corpo e cérebro a reparar, reorganizar, redefinir, restaurar e regenerar.

Se dê uma chance: crie o hábito de ir para a cama antes das 22 horas. (se você puder) para o sono mais reparador. Veja algumas mediadas de HIGIENE DO SONO: 





2. Respire: um dos caminhos mais rápidos para o alívio do estresse está bem debaixo do seu nariz. É algo que você faz a cada minuto de cada dia; é automático, gratuito e, no entanto, infelizmente, a respiração é esquecida. A respiração lenta e controlada da barriga acalma o centro de excitação do cérebro, ativa o sistema nervoso parassimpático (sistema de relaxamento) e envia a mensagem para sua mente e corpo de que está tudo bem.

Se dê uma chance: experimente a “respiração 5 x 5”: diminua a velocidade da respiração, contando lentamente até 5 na inspiração e na expiração. Sinta sua barriga expandir-se ao inspirar e relaxar ao expirar. Repita seis vezes esse exercício. A técnica de respiração 5 x 5 demonstrou aumentar a variabilidade da freqüência cardíaca (VFC), um importante indicador de saúde, resiliência e juventude. (3)


3. Movimente-se: a ciência mostra que ficar sentado por muito tempo, definido como mais de quatro horas por dia, e a falta de movimento estão associados a uma maior incidência de problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e morte precoce. (4) No entanto, exercícios moderados e consistentes, como 30 minutos ou mais de caminhada diária, ciclismo, natação ou treinamento de força, são antiinflamatórios, estimulam o sistema imunológico e são um poderoso amortecedor contra o estresse. (5)

Se dê uma chance: comece com 30 minutos de caminhada diariamente.

4. Passe um tempo em contato com a natureza: a maioria das pessoas passa cerca de 90% (22 horas) de cada dia em ambientes fechados. Passar tempo na natureza tem uma longa lista de benefícios para a saúde, incluindo redução do cortisol, redução da inflamação, melhoria da função imunológica, diminuição da sensação de depressão e ansiedade, e até memória melhorada. (6)

Se dê uma chance: onde quer que você more, tenha como prioridade sair de casa e passar o tempo junto a natureza. E sempre que puder, tome um pouco de sol para aumentar seus níveis de vitamina D, melhorar seu humor e melhorar seu sono. 

5. Meditação: Para algumas pessoas de sorte, o modo padrão é criativo, enquanto na maioria tem os pensamentos como um ciclo constante e ruminativo de preocupações, ansiedades e medos. A ciência está definitivamente voltada para a meditação como um meio de controle da mente sobre o corpo envolvendo a "resposta de relaxamento", equilibrando o  parassimpático (sistema de relaxamento) para a resposta de estresse. A meditação tem demonstrado em vários estudos diminuir o estresse, ansiedade, depressão, aumentar a resiliência e a empatia, aumentar o tamanho do cérebro e melhora das conexões neuronais e produzir mudanças benéficas e imediatas na expressão dos genes envolvidos na função imunológica. (7)

Se dê uma chance: existem várias técnicas de meditação para controle emocional, da ansiedade, do estresse crônico muito eficientes na melhora da sua saúde. 


Existem várias técnicas de meditação para controle emocional, da ansiedade, do estresse crônico muito eficientes na melhora da sua saúde. 

Agora se você tem dificuldade para meditar sozinho. Sente sono, ou os pensamentos não param de surgir na sua mente?  Conheça a Meditação Guiada. Através de orientação de especialista você vai conseguir manter a prática da meditação e torne-se uma pessoas mais calma, feliz e saudável.






👉Dica Extra: se o seu nível de estresse crônico já atingiu um patamar patológico, ou seja, já se transformou em doença como Ansiedade, Depressão, Síndrome do Pânico, Bournout vai precisar de um "remédio natural"para esse momento. Conheça o Antidepressivo 100% natural e sem efeitos colaterais:


 





Veja também:

7 SINAIS QUE SEU CORPO ESTÁ PRECISANDO DE MAGNÉSIO



#meditacao #meditacaorapida #livredeestress #livrededepressao #liberdade #vidanova #amor #aliegria #disposicao #meditacaofacil #yoga #movimento #corpo #mente #desenvolvimentopessoal #autoajuda #paz #livredeansiedade #sucesso #familia #organizacao #felicidade


Comentários

Postagens mais visitadas