INSÔNIA O QUE FAZER COM 10 DICAS DE REMÉDIOS NATURAIS
Você sofre de insônia? Noites sem dormir, sono agitado, rolando de uma lado para o outro da cama? E no dia seguinte um cansaço, irritabilidade, indisposição, mal estar acabam com sua rotina?
O sono é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para manter seu corpo saudável. De acordo com um estudo do Journal of Clinical Sleep Medicine, um lapso no tempo de sono adequado, pelo menos sete horas por noite, pode levar a uma diminuição do tempo de atenção, sentimentos deprimidos e dificuldade em processar idéias. (1) Os problemas do sono também podem levar ao aumento do ganho de peso e aumentar suas chances de adoecer. E também há repercussões financeiras de insônia ou problemas para dormir - pois essa condição está relacionada à perda de produtividade, absenteísmo, acidentes de trabalho e altos custos com saúde. (2)
Embora pareça que muitas pessoas lutam para conseguir um sono reparador, insônia e problemas de sono não são normais e precisam ser resolvidos.
O QUE É INSÔNIA:
Uma em cada cinco pessoas sofre de insônia em algum momento de suas vidas. Insônia é um um distúrbio do sono que pode reduzir sua qualidade de vida e saúde em geral.
A insônia foi definida como a dificuldade em dormir, que ocorre pelo menos três vezes por semana, durante pelo menos um mês. Embora estudos demonstrem que a insônia severa dura um período de quatro anos.(3) Os adultos precisam de cerca de sete horas de sono por noite e as crianças precisam de nove horas.
TIPOS DE INSÔNIA:
Existem dois tipos básicos de insônia: (4)
Insônia aguda: é caracterizada como um breve episódio de dificuldade para dormir e geralmente se resolve sem a necessidade de tratamento. Este tipo de insônia pode ser causado por um evento estressante ou traumático.
Insônia crônica: dura um longo período de tempo, pois geralmente é definida como dificuldade para dormir por pelo menos três noites por semana que dura três meses ou mais. Existem muitas razões diferentes pelas quais alguém pode ter problemas com insônia crônica contínua (como citarei abaixo).
SINTOMAS DA INSÔNIA:
- Demorando muito tempo para adormecer;
- Acordando com frequência no meio da noite;
- Não está dormindo profundamente;
- Sono não restaurador (não se sentindo revigorado após o sono);
- Longos períodos de vigília no meio da noite;
- Não conseguir adormecer quando você acorda no meio da noite;
- Acordar cedo demais e não conseguir adormecer;
- Fadiga e comprometimento cognitivo como resultado de muito pouco sono;
- Dificuldade no trabalho, na escola e nas relações pessoais como resultado de pouco sono.
CAUSAS DA INSÔNIA:
Existem várias condições e opções de estilo de vida que podem levar à insônia. De acordo com uma pesquisa publicada na revista Depression and Anxiety, existem evidências ligando a insônia à hiper-excitação (ou aumento da ativação) nas áreas do cognitivo, endócrino, neurológico e comportamental. Isso significa que não há um mecanismo que cause insônia e é por isso que um plano de tratamento não é eficaz para todos. (5)
QUAIS AS CAUSAS DA INSÔNIA: (6)
Estresse e ansiedade;
Dor crônica;
Micção freqüente e vontade de urinar à noite;
Ondas de calor;
Apnéia do sono;
Artrite;
Asma;
Síndrome da perna inquieta;
Problemas digestivos;
Alergias ou problemas respiratórios;
Noites de trabalho ou trabalho por turnos;
Uso de álcool e drogas;
Condições neurológicas, como a doença de Parkinson;
Certos medicamentos, incluindo antidepressivos, psicoestimulantes, anticonvulsivantes, descongestionantes, esteróides e agonistas da dopamina;
A insônia é mais frequente entre as mulheres, especialmente com o início da menstruação e menopausa, e nos adultos mais velhos. Outros fatores de risco para insônia incluem certos distúrbios de saúde, distúrbios psiquiátricos, condições de dor e trabalho no turno da noite. (7)
10 DICAS DE REMÉDIOS NATURAIS PARA INSÔNIA:
Muitos remédios naturais têm a ver com a melhoria da chamada higiene do sono. É necessário desenvolver uma variedade de práticas diferentes e bons hábitos de sono, que ajudarão você a ter um sono de alta qualidade e um nível saudável de alerta durante o dia. Veja como:
1. Defina a temperatura certa do quarto: um quarto muito quente deixa você suado, enquanto temperaturas super frias o deixam tremendo de frio. Mantenha uma temperatura ligeiramente fria e agradável que ajuda a diminuir o termômetro interno do seu corpo, iniciando a sonolência e garantindo que você fique confortável a noite toda.
2. Crie um ambiente para dormir: diminua as luzes pelo menos 30 minutos antes de dormir. Desligue barulhos extras, luzes e distrações. Ligue um ventilador, um som de ruído branco, músicas instrumentais calmantes ou use tampões auriculares de silicone para ajustar seu ambiente para que você se sinta mais confortável. Tente fazer disso uma rotina para dizer ao seu corpo que é hora de dormir e ajudá-lo a descansar em uma noite tranquila.
3. Aromoterapia: aromaterapia em sua rotina noturna é uma maneira segura, natural e terapêutica de incentivar o corpo a relaxar. Gosto muito do resultado dos óleos essenciais de lavanda e de camomila romana para dar ao ambiente a leveza aromática para acalmar e dormir. Estudos mostram que o óleo de lavanda pode melhorar a qualidade do sono, eliminar a insônia e funciona como um sedativo natural. (8, 9) E a camomila na forma de chá é uma das melhores ervas medicinais para combater o estresse e promover o relaxamento, de acordo com pesquisas da Terapias Alternativas em Saúde e Medicina e Revisão da Farmacognosia. (10)
4. Acalme sua mente: para ajudar a superar seus problemas de sono, acomode-se na cama com um bom romance ou um livro de crescimento espiritual meia hora antes da hora de dormir. Essa prática dá ao seu corpo a chance de relaxar, em vez de forçá-lo a tentar ir direto ao sono. Mas evite suspense ou outras leituras perturbadoras que geram ansiedade. O importante é reduzir o estresse, especialmente antes de dormir. Para a maioria das pessoas o estresse atrapalha o sono, sendo um dos principais culpados por mantê-lo acordado à noite. A mente começa a acelerar com pensamentos incessantes e você parece incapaz de desligar o cérebro.
5. Não consuma açúcar à noite: não coma doces açucarados, chocolate, carboidratos simples, suco ou frutas com alto índice glicêmico antes de dormir, pois aumenta o açúcar no sangue, aumentar sua energia e você pode acordar com fome. Em vez disso, tente um pouco de proteína com vegetais (11)
6. Não tenha aparelhos eletrônicos no quarto: assistir à televisão na cama e responder a emails à noite pode fazer com que seu cérebro pense que sua cama é apenas outro local para fazer as coisas, e não o lugar para se acalmar após um longo dia.
7. Mantenha um horário regular de sono: mantenha seu ritmo circadiano sob controle, cumprindo um horário regular de sono o máximo possível. À medida que seu corpo se acostuma a ir para a cama e acordar nas mesmas horas, você descobrirá que é mais fácil adormecer e acordar naturalmente. Procure uma média de oito horas de sono de qualidade por noite. Inclusive nos finais de semana.
8. Limite de cafeína depois das 12h: se você não consegue dormir à noite, pode culpar sua xícara de café no meio da tarde e até uma overdose de cafeína. De fato, uma revisão de dois ensaios clínicos mostrou que a eliminação da cafeína por um dia inteiro foi capaz de melhorar a qualidade do sono e prolongar a duração do sono. (12) Em vez de recorrer à cafeína, tente uma bebida alternativa, sem cafeína, durante o dia. Como por exemplo um chá com ervas que acalmam e ajudam no sono. Eu gosto muito do Chá do Sono com mistura de 5 ervas poderosas.
9. Exercite-se de manhã: essa onda de endorfinas que você sente após um treino físico é incrível, até o momento que você não consegue dormir à noite. Tente mudar sua programação de exercícios para as manhãs. Você se sentirá bem depois de concluir sua sessão de exercícios com muita antecedência e será mais fácil relaxar à noite. Além disso, a pesquisa mostra que o exercício é conhecido por reduzir efetivamente as queixas de sono e tratar os sintomas da insônia. (13)
10. Use suplementação para o sono: uma combinação de compostos bioativos de plantas medicinais regularizam os neurotransmissores levando a um sono tranquilo e repousante. Também estimula a produção de melatonina e reduz depressão. Durante um período da minha vida em que tive Síndrome de Ansiedade Generaliza recorri a essa suplementação que foi essencial na minha melhora para sair da ansiedade e conseguir dormir muito bem. Usei um bland de ervas e compostos bioativos do Herbal Calm vegan e 100 % natural e certificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Vou deixar o link de onde encontrar o Herbal Calm aqui para quem estiver sofrendo de insônia e precisar de uma ajuda a extra:
Onde encontrar o Herbal Calm clique aqui.
Veja também:
7 DICAS NATURAIS PARA TRATAR A DEPRESSÃO
*As informações contidas nesse material tem caráter informativo e educacional, portanto, não isenta o tratamento médico.
#remedionaturalparainsônia #sintomasdainsônia #dicasdesaúde #dicasnaturais #dicasparainsonia #dificuldadededormir #ansiedade #dicaparadormir #tratamentoparainsonia #remediocaseiro.
Comentários
Postar um comentário
Gostou deste artigo? Deixe seu comentário aqui.