MEDIDAS NATURAIS PARA REDUZIR O TAMANHO DA PRÓSTATA AUMENTADA


É perfeitamente normal que a próstata de um homem cresça ao longo de sua vida adulta. Para alguns homens, isso não causa sintomas graves, mas para outros, um aumento da próstata pode levar a problemas que afetam não apenas a saúde da próstata, mas também a qualidade de vida.

Uma próstata aumentada afeta 1 em cada 5 homens entre 50 e 60 anos, e é ainda mais comum em homens com mais de 70 anos. Os sintomas podem ser incômodos e podem causar problemas na vida pessoal ou no trabalho e prejudicar o sono. Recorrer a medicamentos ou cirurgia pode piorar as coisas em alguns casos, especialmente quando não é totalmente necessário, mas há algumas mudanças no estilo de vida e na dieta que podem fazer a diferença quando se trata de uma próstata aumentada.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, está localizada logo abaixo da bexiga, entre o reto e a base do pênis. Como a próstata envolve parte da uretra, onde a urina passa, uma próstata aumentada pode causar sérios problemas na micção.




Quando a próstata cresce, ela pode pressionar a bexiga e a uretra, fazendo com que você sinta que precisa urinar, mesmo que a bexiga não esteja cheia e impedindo que a urina saia naturalmente. Essa sensação de urgência mictória fica mais forte quando os músculos da bexiga começam a se contrair, mesmo quando apenas uma pequena quantidade de urina está presente. Com o tempo, essa pressão constante pode enfraquecer os músculos da bexiga que não poderá mais se esvaziar adequadamente, deixando sempre resíduo de urina. (1)

O aumento da próstata é chamado de hiperplasia prostática benigna (HPB). A palavra benigno significa que o crescimento não é canceroso, e a palavra hiperplasia significa  aumento anormal das células. A HBP é a forma não-cancerosa mais comum de crescimento celular em homens e não leva ao câncer de próstata.

SINTOMAS DA HIPERPLASIA PROSTÁTICA:

A próstata aumentada empurra a bexiga e o trato urinário. Isso pode levar a problemas, como:

  • micção freqüente, especialmente à noite
  • dificuldade em adiar a micção
  • esforço ao urinar
  • fluxo de urina mais fraco e demora mais para terminar de urinar
  • gotejamento e vazamento após a micção
  • sentindo que a bexiga não está vazia depois de urinar
  • Nem sempre existe uma relação direta entre o tamanho da próstata e os sintomas. Homens com próstata muito aumentada podem não apresentar sintomas, enquanto outros que não têm próstata muito aumentada podem ter muitos problemas.

Cerca de um terço dos homens com próstata aumentada apresenta sintomas do trato urinário inferior que podem interferir na qualidade de vida. Os sintomas do trato urinário inferior incluem sintomas de preenchimento, como micção frequente, especialmente à noite, fluxo urinário fraco, micção incompleta e gotejamento após a micção. Para alguns homens, os sintomas desaparecem com o tempo, enquanto para outros permanecem os mesmos ou se deterioram com o tempo, o que pode exigir tratamento cirúrgico.

Ocasionalmente, homens com aumento da próstata podem repentinamente ter dificuldade em urinar ou não conseguir urinar. Essa é uma condição chamada retenção urinária aguda e requer atenção médica imediata para aliviar o desconforto grave. A retenção urinária aguda é uma condição desconfortável e perigosa. Geralmente ocorre em homens com hiperplasia prostática benigna subjacente com um evento precipitante, como exposição ao clima frio, ingestão de um medicamento que não permite que a bexiga se contraia ou consumo excessivo de álcool, prostatite bacteriana aguda e infecções virais. (2)

CAUSAS DA HIPERPLASIA PROSTÁTICA:

É perfeitamente normal que a próstata cresça durante a puberdade, até atingir o tamanho de uma noz. Por volta dos 25 anos, a próstata começa a crescer muito lentamente novamente. O crescimento da próstata não é o mesmo para todo homem. Para alguns cresce muito mais rápido do que em outros.

As mudanças que ocorrem com os hormônios sexuais masculinos, como parte do processo de envelhecimento, parecem desempenhar um papel no aumento da próstata. Andrógenos, como a testosterona, afetam o crescimento da próstata. A próstata converte testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), outro poderoso androgênio, e o DHT estimula o crescimento celular no tecido que reveste a próstata. Esta é a principal causa de aumento da próstata e ocorre geralmente entre a puberdade e a idade adulta jovem. O estrogênio, presente nos homens, também pode desempenhar um papel no aumento da próstata. À medida que os homens envelhecem e os níveis de testosterona caem, a proporção de estrogênio aumenta e pode desencadear o crescimento da próstata.

FATOR DE RISCO PARA AUMENTO DA PRÓSTATA:

A idade é considerado o grande fator de risco. De acordo com uma visão geral sobre hiperplasia prostática benigna publicada na Reviews in Urology, o aumento real da próstata se desenvolve como um fenômeno estritamente relacionado à idade em quase todos os homens, a partir dos 40 anos de idade. Dados de estudos de autópsia em todo o mundo sugerem que a prevalência de hiperplasia prostática benigna é de aproximadamente 10% para homens na faixa dos 30 anos, 20% para homens na faixa dos 40 anos, atinge 50% a 60% para homens na faixa dos 60 anos e de 80% a 90% para homens de 70 e 80 anos. (3)

Um estudo realizado pela Mayo Clinic and Foundation constatou que dos 2.119 homens envolvidos no estudo, 440 (21%) relataram histórico familiar de aumento da próstata. As chances ajustadas à idade de apresentar sintomas urinários moderados ou graves foram elevadas entre aqueles com histórico familiar em comparação com aqueles sem histórico familiar. Esses achados sugerem que homens com histórico familiar de aumento da próstata podem estar em risco aumentado de desenvolvimento de sintomas e sinais de hiperplasia prostática benigna, e esse risco é maior em homens com parentes diagnosticados em idade mais jovem. (4)

Outro estudo alarmante publicado no International Journal of Cardiology sugere que pacientes com hiperplasia prostática benigna e sintomas do trato urinário inferior têm uma prevalência consideravelmente maior de doenças cardiovasculares do que a população em geral na terceira idade. As razões subjacentes a essa correlação não são exatamente claras, mas os pesquisadores especulam que, ao causar distúrbios do sono, variabilidade da pressão arterial e aumento dos níveis de cortisol, uma próstata aumentada pode ser um fator de risco para doenças cardiovasculares. (5)

DICAS DE MEDIDAS NATURAIS PARA DIMINUIR A PRÓSTATA AUMENTADA:

1. Estilo de vida e mudanças na dieta:

Certas mudanças no estilo de vida podem ajudar a aliviar os sintomas de uma próstata aumentada:

  • Evitar álcool, cafeína e consumo de líquidos à noite
  • tente urinar pelo menos uma vez a cada três horas
  • praticar atividade física
  • manter um peso saudável
  • aumentar a ingestão de gorduras saudáveis ​​(como alimentos ricos em ômega-3) como nozes, peixes como salmão, sardinha e cavalinha, azeite de oliva e linhaça.

2. Treinamento do assoalho pélvico:

O treinamento do assoalho pélvico, também conhecido como exercícios de Kegel, pode ajudar os homens a fortalecer os músculos do diafragma pélvico, melhorando a perda involuntária ou anormal de urina para homens com aumento da próstata. A realização desses exercícios, que envolvem contração e liberação do músculo, ajuda a apoiar a bexiga e fecha o esfíncter. Como pode ser difícil localizar esse músculo, tente praticar enquanto estiver urinando. Contraia o músculo, deixando a urina lenta até diminuir a velocidade e depois pare a micção por 20 segundos. Em geral, é recomendável que os homens pratiquem o treinamento do assoalho pélvico três a cinco vezes ao dia. (6)

3. Suplementos: Saw Palmetto.

O Saw Palmetto tem sido amplamente utilizado como fitoativo para disfunção urinária na hiperplasia prostática benigna. Pesquisas mostram que o Saw Palmetto ajuda a melhorar a disfunção urinária e a bexiga hiperativa em pacientes com hiperplasia prostática benigna. Também é conhecido por ser um meio seguro de tratamento, mesmo com a ingestão a longo prazo. (7)

É importante ter atenção em uma suplementação livre de contaminantes como metais pesados, químicas nocivas ao corpo, glúten e leite animal, gordura hidrogenada e corantes. 

Onde encontrar o Saw Palmetto clique aqui.

Tribulus Terrestirs com Maca Peruana: para homens na andropausa

Melhora a disfunção hormonal na andropausa com a baixa da testosterona livre. A queda da testosterona auxilia no aumento da próstata. Mantendo níveis normais de testosterona a próstata tem seu crescimento mais lento.

Onde encontrar Tribulus Terrestirs com Maca Peruana  clique aqui.

Nota: veja a política de frete grátis para sua região.

PRECAUÇÕES:

Homens com aumento da próstata devem ter cautela com medicamentos como descongestionantes e anti-histamínicos. Esses medicamentos, que geralmente são usados para resfriados e alergias, porem podem piorar os sintomas urinários, impedindo que os músculos da próstata e do colo da bexiga relaxem, permitindo que a urina flue livremente. (8)

Os diuréticos, que aumentam a micção, também podem piorar os sintomas de desconforto da próstata.

Atenção para homens com aumento do PSA (antígeno prostático específico) precisam de um acompanhamento mais preciso e direcionado para a alteração orgânica através de uma consulta. 

Para marcar sua consulta (on line) Clique aqui e saiba mais!



Veja também:

TRATAMENTO NATURAL PARA FALTA DE DESEJO SEXUAL NO HOMEM E NA MULHER E IMPOTÊNCIA SEXUAL MASCULINA


#prostataaumentada #crescimentodaprostata #incontinenciaurinaria #incintinenciafecal #prostatagrande #dicadesaude



Comentários

Postagens mais visitadas