Dicas de tratamento natural para depressão


A depressão, transtorno depressivo maior,  afeta muitas pessoas, em 2018 foram registrados 400 milhões de casos de depressão no mundo. No Brasil, 11 milhões de pessoas, onde as mais atingidas são mulheres. No entanto, mais de 75% dos pacientes com depressão não recebem tratamento adequado.

Em 2017, a OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou que a depressão é  a maior causa de incapacitação de males da saúde e incapacitação no mundo. Pesquisas mostram que 1 em cada 5 pessoas pode desenvolver depressão.

A depressão tem muitas causas como genética, exposição a traumas durante a vida, desequilíbrio bioquímico de dopamina, noradrenalina e serotonina (neurotransmissores, neuro-hormônios), neurológico (cérebro fica disfuncional).

Vejam entrevista do Programa Sem Censura com a psiquiatra Dra. Ana Beatriz Barbosa:



Entenda os sintomas:
  • Tristeza intensa e persistente, mais de 3 semanas;
  • Queda de energia;
  • Perda do interesse em coisas que gostava de fazer;
  • Cansaço/fadiga;
  • Dorme mais do que o normal. Desejo de dormir o dia todo. Mas o sono não é repousante;
  • Insônia intermediária, ou seja, dorme mas acorda no meio da noite e não consegue voltar ao sono profundo;
  • Perda da libido;
  • Ganho ou perda de peso;
  • Pensamentos negativos (principalmente de culpa), excesso de preocupação e perder a esperança;
  • Desejo de morte, de não existir mais, de suicídio;
  • Angustia, indecisão, medo, fracaso;
  • Dores por todo corpo;
  • Apatia;
  • Isolamento social;
  • Dor no estômago, azia;
  • Pressão no peito;
  • Dor emocional.

Depressão começa com os pensamentos repetitivos e negativos, pensamentos ruins. Esses pensamento tomam forma na memória emocional e são armazenados no hipocampo (centro da memória de médio prazo) como vivências reais. Levando ao desequilíbrio bioquímico. Nesse momento a depressão se instala.

Outros problemas de saúde podem levar a depressão de uma forma um pouco diferente, sem a componente genética como: fadiga adrenal, câncer, vazio na vida, problema da tireoide, doença mitocondrial, entre outras.

Dicas como tratar a depressão:

1) Alimentação antioxidante: inserir: ovo, banana (2 x na semana), linhaça, frutas vermelhas, açafrão, azeite de oliva, folhas verde escuro, gergilim, peixes, pepino, sálvia, semente de abóbora, melão. Retirar: açúcar e farinhas.

2) Psicoterapia Gestalt Terapia: atua no entendimento do ser, na experiência atual. Atua no emocional e pensamentos que leva ao quadro depressivo.

3) Social: manter o entorno social, apoio, ter com quem contar, acolhimento.

4) Equipe multidisciplinar: a depressão não é uma doença que se resolve com apenas ajuda de um único profissional. É necessário uma equipe de profissionais para atuarem em várias frentes e chegar a causa que levou a pessoa a desenvolver a depressão.

5) Neuromodulação: como o biofeedback que produz alterações nas ondas cerebrais e normaliza a bioquímica cerebral.

6) CVV (Centro de Valorização da Vida): é um centro de apoio emocional e de prevenção ao suicídio no Brasil. Composto por psicólogos que atuam de forma voluntária e gratuita de apoio a pessoas que sofrem com pensamentos e desejos suicidas. Os atendimentos são sigilosos. Deixo aqui o link e o telefone:

telefone 188

7) Suplementação: a suplementação é algo que ajuda a dar fim a depressão de forma natural sem efeitos colaterais. Muitos pacientes em uso de medicamentos antidepressivos sofrem com os terríveis efeitos colaterais ou são "refratários", ou seja, não tem nenhum benefício da medicação e todos os efeitos colaterais.

 - 5-hidroxitriptofano: uma substância obtida pelo corpo através de um aminoácido chamado triptofano (um dos aminoácidos essenciais que o corpo não fabrica - 5HTP) que será convertido em serotonina que é o neurotransmissor do prazer, bem-estar, alegria de viver, humor, apetite, sono.
Onde encontrar clique aqui.

- Acetil L-carnitina: importante para o funcionamento das mitocôndrias na produção de energia;
Onde encontrar clique aqui.

- Resveratrol trans: forma ativa dos 2 tipos de resveratrol, antioxidante, antiinflamatório, anti-aging e anti-depressão;
Onde encontrar clique aqui.

- Piridoxal 5-fosfato: vitamina B6 ativa, co-fator da produção de neurotransmissores GABA, serotonina, noradrenalina, adrenalina, conserva o sistema nervoso, protege a bainha de mielina dos neurônios;
Onde encontrar clique aqui.

Abaixo deixo um fitoativo que  atuam no reequilibro orgânico, agindo na depressão. 

Chá do sono: com fitoativos que combate a depressão, ansiedade, estresse crônico e auxilia em um sono de qualidade.

* Modo de usar no produto.



Comentários

Postagens mais visitadas