Polimorfismos Genéticos aumentam o risco de Câncer, Diabetes, Doenças Autoimune, Pressão Alta, Trombose...





O que é polimorfismo genético:


Polimorfismo é um conjunto de variações genéticas que ocorrem no genoma humano. De acordo com a região afetada pela alteração genética causada pelo polimorfismo acontece uma mudança na expressão do seu gene. 


Conheça os principais polimorfismos genéticos:


Mal-estar ao consumo de leite: MCM6 (rs4988235). Gene cuja expressão regula a produção de lactase. 

Mal-estar ao consumo de glúten: HLA-DQ é o gene que expressa o complexo leucocitário humano, responsável pelo reconhecimento do glúten pelo organismo. 

Dificuldades no controle da pressão arterial: CYP11B2 (rs1799998) este gene expressa a enzima que determina a sensibilidade ao sódio. 

Glicemia de jejum alterada: TCF7L2 (rs7903146) é o gene que está mais fortemente associado com Diabetes Tipo 2 e Resistência à Insulina. 

Dificuldades com a perda de peso:  FTO (rs9939609) gene da massa de gordura corporal. SNPs neste gene estão associados com obesidade precoce, aumento de Índice de Massa Corporal (IMC), aumento da circunferência abdominal e predileção por alimentos gordurosos.  

Mulheres com intenção de engravidar: MTHFR (rs1801133): gene que expressa uma das enzimas que participam do ciclo do ácido fólico, a metilenotetrahidrofolato redutase. SNPs neste gene podem afetar a biodisponibilidade de ácido fólico, níveis de homocisteína e processos de metilação (silenciamento) do DNA. Útil para identificar mulheres com risco aumentado para eventos tromboembólicos e para definir a suplementação de ácido fólico no pré-natal. 

Dificuldades em manter os níveis adequados de vitamina D: VDR (rs2228570) este é o gene que expressa o receptor de vitamina D, que pode ser mais ou menos sensível à vitamina D circulante.  


Como essas mudanças acontecem no genoma:

Essas mudanças são dependente de enzimas produzidas pelo corpo em processos chamados de metilação ou acetilação.


  • Metilação: é um conjunto de reações químicas que ocorrem no seu corpo para transferir um enzimas de metil para ser utilizada no seu DNA. O metil se agrega ao cromossomo do DNA e desativa a doença.
  • Acetilação: enzimas produzidas pelo corpo geram a produção de acetila, que se agrega aos genes e ativa a expressão genética das doenças.


A metilação é importante para evitar diversas doenças, e a forma como ela acontece é dependente de fatores como a nossa dieta, nível de estresse, nutrientes, reações metabólicas eficientes, toxidade, funcionamento da microbiota intestinal, sono, hidratação e hábitos no geral.


Os polimorfismos são identificados e tratados, assim como as doenças geradas por eles, através da Genômica Nutricional. 




Veja também:


#doencascronicas #nutrigenomica #polimorfismosgenetico #genomicanutricional #reveleesolucoesemsaude #conectgene  #testededna #nutrifit #ancestralidade #genetica

Comentários

Postagens mais visitadas