Como descobrir se você tem Hipotiereodismo Subclínico


A glândula tireoide exerce várias funções no organismo. A principal delas é o funcionamento do metabolismo. 


Antes de você desenvolver uma doença da tireoide seu corpo dá sinais do desequilíbrio. 


Entenda o que é hipotireoidismo subclínico, sintomas e como tratar antes que evolua para uma doença da tireoide.



O que é Hipotireoidismo subclínico:


O hipotireoidismo subclínico (1) afeta cerca de 3% a 8% da população, especialmente mulheres e adultos com mais de 50 anos e pode ser a causa de sintomas como fadiga, ansiedade e memória fraca.


O hipotireoidismo subclínico é considerado um tipo de “insuficiência tireoidiana leve” e, em alguns casos, é uma forma inicial de hipotireoidismo. O hipotireoidismo descreve uma condição em que o corpo não produz hormônios tireoidianos suficientes, que incluem tiroxina (T4) e triiodotironina (T3).


Como se desenvolve o hipotireoidismo subclínico:


O hipotireoidismo subclínico é uma pré-condição da doença da tireoide, ou seja, hipotireoidismo. Quando a glândula tireoide ainda produz hormônios T3 e T4 (hormônios periféricos) normais mas o TSH levemente aumentado.


Por que o TSH fica elevado? 


O hormônio estimulador da tireoide (TSH) é produzido na glândula pituitária, que é estimulado pelo hipotálamo no cérebro. TSH tem o trabalho de dizer à glândula tireóide para produzir mais hormônios tireoidianos quando os níveis caírem muito. Isso significa que o TSH elevado é um sinal de que o corpo está tentando produzir mais hormônios da tireoide. Que existe um desequilíbrio.


T3 e T4 são liberados na corrente sanguínea e, em seguida, viajam por todo o corpo, controlando o metabolismo e o uso de energia do corpo. Isso significa que as pessoas com hipotireoidismo subclínico geralmente apresentam sintomas associados a um metabolismo lento.


o hipotireoidismo subclínico é definido como tiroxina livre sérica normal (T4) combinada com TSH elevado e algum dos sintomas abaixo presentes.


Sintomas do  hipotireoidismo subclínico:


  • Fadiga
  • Depressão, ansiedade e mau humor
  • Maior sensibilidade ao frio
  • Constipação (prisão de ventre)
  • Pele seca
  • Ganho de peso
  • Rosto inchado
  • Fraqueza muscular, dores, sensibilidade e rigidez
  • Períodos menstruais mais pesados ​​do que o normal ou irregulares
  • Cabelo ralo
  • Freqüência cardíaca diminuída
  • Memória prejudicada
  • Libido baixa
  • Glândula tireóide aumentada (bócio)
  • Maior risco de progressão para hipotireoidismo. Um estudo descobriu que isso ocorre em cerca de 28% das pessoas com hipotireoidismo sub-clínico com mais de 55 anos. (2

Faça esse teste e descubra se você tem Hipotireoidismo Subclínico:


Em 1970, um médico norte-americano chamado Broda Barnes descobriu que é possível determinar problemas na tireoide apenas com um simples termômetro. Que é a medição de temperatura matinal.


Como fazer o Teste de Barnes: Deixe um termômetro ao lado da cama. Durante 5 dias, assim que acordar, verifique a temperatura e anote. Depois de 5 dias fazendo isso, some todas as temperaturas e divida por 5. Se o resultado for abaixo de 36,6 graus você tem hipotireoidismo sub-clínico.   


O quadro do Hipotireoidismo subclinico leva a diminuição na qualidade de vida, devido à ansiedade, baixa libido, baixa energia e problemas relacionados ao sono. Aumenta o risco de doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão, colesterol alto e insuficiência cardíaca congestiva, particularmente em pessoas com menos de 70 anos.


Como tratar o hipotireoidismo subclínico:


Quando se trata de tratar o hipotireoidismo subclínico, há um debate contínuo sobre a melhor abordagem. Na verdade, é controverso até mesmo o que pode ser qualificado como doença da tireoide e quais níveis de hormônios estão fora da faixa "normal".


Alguém com hipotireoidismo subclínico não se  beneficiará do mesmo tipo tratamento para hipotireoidismo. 


É preciso verificar as causas que levam aos desequilíbrios da tireoide em cada pessoa de forma individual, suas necessidades  orgânicas e outras condições de saúde pré-existente.


Através da Consulta em Genômica Nutricional é possível trazer sua tireoide para a normalidade e ter saúde.




#hipotireoidismosubclinico #tireoide #suintomasdatireoide #doecasdatireoide #reveleesolucoesemsaude #ficaadica #dietadatireoide #nutrigenômica





Postagens mais visitadas