Saiba agora como ganhar massa muscular após os 40 anos mesmo sem malhar na academia


A maioria das mulheres atinge seu pico de massa muscular entre os 30 a 40 anos. Após esse período a perda gradual de massa muscular começa e gradativamente a cada ano vai diminuindo. 

Em alguns caso a perda de massa muscular, força e função relacionada à idade pode atingir um grau de sarcopenia (perda excessiva da massa muscular) e pode acontecer mais rapidamente do que você imagina. 

Pessoas que não executam atividade física podem perder de 3% a 5% de sua massa muscular por década após os 30 anos (1). 


A PERDA DA MASSA MUSCULAR EVOLUI LEVANDO A DOENÇAS COMO A SARCOPENIA:


Uma alimentação pobre em aminoácidos essenciais, que o corpo não produz, também impede o ganho de massa muscular levando a sarcopenia por desnutrição.

A sarcopenia contribui significativamente no futuro para a morbidade, diminuição da qualidade de vida e grandes custos com os cuidados de saúde vivenciados pelos idosos como dificuldade de caminhar, quedas, dores em membros inferiores, perda da sensibilidade dos membros inferiores, agressão ao nervo levando a neuropatia periférica. Esse quadro evolui até a pessoa parar de andar e depender de andadores ou cadeira de rodas (2). 


No entanto, tenho visto muito frequente em meu consultório, que é cada vez mais frequente mulheres jovens apresentando sarcopenia por desnutrição e/ou uso de medicamentos benzodiazepínicos que roubam aminoácidos, antinutrientes.


Mas existe uma forma de evitar chegar ao grau de sarcopenia e fazer o caminho contrário ganhando massa muscular após os 40 anos. Evitando um envelhecimento doente.


COMO GANHAR MASSA MUSCULAR E PREVENIAR A SARCOPENIA SEM REMÉDIOS:




Muitos devem estar pensando que precisam se matar na academia em exercícios de hipertrofia. Não, na verdade se a nutrição for insuficiente de aminoácidos essenciais o exercício fisico só vai piorar a situação. Ao romper a fibra muscular, não tendo aminoácidos para sua reconstrução, a pessoa perde mais músculos piorando o problema.


1) Alimentos ricos em proteínas:  seus órgãos, tecidos, músculos e hormônios são todos feitos de proteínas. Alimentos ricos em proteínas fornecem nutrientes que são usados ​​por todas as partes do corpo para se desenvolver, crescer e funcionar adequadamente. Adicione na sua alimentação salmão, frango orgânico,  carne bovina de pasto, caldo de osso, feijão preto,  feijão branco, lentilha, ovos, amêndoas, nozes, carneiro, sardinha, kefir, peru e fígado.


2) Sono: dormir faz seus músculos desenvolverem. Durante o período de sono REM, na 3a e 4a fases, você começa a liberar hormônio GH (Growth Hormone) que faz a regeneração e recuperação das fibras musculares. Por tanto, dormir ajuda a criar massa muscular. Para entrar na fase REM você precisa ter uma rotina regular de horários do sono. O período de produção de GH acontece de 21:30 às 03:00 horas.


3) Suplementação: é necessário suplementar com aminoácidos essenciais para formação muscular eficiente e construir uma fibra muscular de boa qualidade (fibra vermelha). 


O  suplemento precisa conter os aminoácidos essenciais com boas fontes de proteína, vitaminas, minerais e gorduras de fonte ômega 3 e triglicerídeos de cadeia média. Também importante o uso do colágeno para manter a fibra forte e resistente, evitar lesões ao exercício e ao logo do processo de envelhecimento. Ter a preocupação em ser um suplemento livre de contaminantes, metais pesados, corantes, sem lactose, sem glúten, sem açúcar e ainda auxiliar no processo de emagrecimento.





Indico o suplemento VITA SHAKE, da Vitae Perfect Food, que eu uso para ganho da massa muscular. Ele aumenta percentual de massa muscular e diminui percentual de gordura ajudando também no emagrecimento de forma saudável.


Sempre importante usar antes do treino. Eu utilizo antes do meu treino de pilates. 


Andrea Nunes na aula de pilates


Veja também:


DESCUBRA A DIETA DO DNA PARA A PERDA DE PESO


#massamuscular #musculoapos40 #mais40 #idadedaloba #emagrecimento #ortomolecular #hormonal #mulherde40

Comentários

Postagens mais visitadas