DICAS PARA EVITAR A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

 



Você sabia que 60 a 70% do seu peso corporal é água? A água flui por todo o corpo de uma área para outra. Ele está presente dentro e fora das células, mantém os tecidos úmidos e é através da água que acontece as trocas celulares. Seus ossos, articulações, medula espinhal e cérebro também precisam de água. Mas, às vezes, muita água pode se acumular nos tecidos, causando inchaço nos braços e nas pernas. Isso é chamado de edema periférico ou retenção de líquidos. É causado por vários fatores que variam em gravidade. Para algumas pessoas, a retenção de líquidos é apenas temporário e vai embora por conta própria. Mas, para outros, é um problema sério causado por uma condição de saúde grave.


Existem várias maneiras naturais de aliviar a retenção de líquidos como mudança na dieta, o uso de algumas ervas para balanço eletrolítico e medidas no dia-a-dia. Veja abaixo algumas dicas:


  1. Reduza o sódio: quando o corpo retém ou armazena água e ela se acumula nos tecidos, isso causa inchaço temporário nas mãos, tornozelos, pés e rosto. Isso pode acontecer quando você consome muito sódio. O sódio retém água e a mantém no corpo. Diminua a ingesta de sódio. Alimentos industrializados  e dietéticos contém muito sódio embutido, como pães, pizza, frios e carnes curadas, sopas prontas, burritos e tacos, salgadinhos salgados, como batatas fritas, pipoca, pretzels, misturas para lanches e biscoitos, queijos. (1)
  2. Sal refinado (sal de cozinha): é uma das formas mais comuns de sódio na dieta. Também conhecido como cloreto de sódio, o sal de cozinha é, na verdade, composto de cerca de 60% de cloreto e 40% de sódio. Muito elevado em sódio. Ideal usar sais integrais como sal rosa do Himalaia, Flor de sal ou sal marinho.
  3. Ficar muito tempo sentado ou em pé: A retenção de água também é causada por ficar muito tempo em uma posição por muito tempo e por alterações hormonais durante o período mensal da mulher ou gravidez. Quando uma mulher está grávida, seu útero pressiona o principal vaso sanguíneo que é responsável por retornar o sangue das pernas para o coração. Essa pressão pode permitir que fluidos entrem em seus tecidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos e pés.
  4. Movimente-se: para manter os fluidos corporais bombeando de volta para o coração, você precisa permanecer ativo e movimentar-se ao longo do dia. Se você trabalha sentado ou precisa ficar longos períodos sentado tente se levantar e se movimentar 5 a 8 vezes por dia, mesmo que seja apenas por 10 minutos. O corpo humano foi projetado para se mover. Um estilo de vida sedentário pode levar à redução da circulação sanguínea. Adicione um aplano de atividade física na sua rotina do dia-a-dia.
  5. Use chá dente de leão: a raiz do dente de leão serve como um diurético natural. Ele permite que o fígado elimine toxinas que podem estar causando inflamação. Um estudo de 2009 publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine descobriu que quando o extrato de folha fresca de dente de leão foi ingerido por voluntários, ele causou um aumento significativo na frequência de micção no período de cinco horas após a primeira e a segunda dose. Os pesquisadores concluíram que o dente-de-leão é promissor como um diurético natural e eficaz para humanos. (2)
  6. Faça massagem: Uma massagem suave que promove o fluxo de sangue para o coração pode ajudar a remover a pressão nos vasos sanguíneos que pode estar causando o inchaço. A massagem terapêutica é recomendada para edema menos grave causado pela retenção de água. (3)
  7. Eleve as pernas após um dia de trabalho: para reduzir a retenção de água nas pernas, tente elevar a área afetada algumas vezes ao dia para aliviar a pressão. Isso pode ser útil após um dia de trabalho, quando você fica sentado ou em pé na mesma posição por um longo período de tempo. Isso também pode ser extremamente útil para mulheres grávidas que apresentam inchaço nas pernas, tornozelos e pés. Basta apoiar uma ou duas almofadas sob os pés por 15-30 minutos de cada vez. (4)

Veja também:

Comentários

Postagens mais visitadas