Saiba como reaproveitar alimentos e ajudar a economizar em até 20% no supermercado



Aprenda como aproveitar o máximo dos alimentos, economizar e ainda ter saúde.

Você sabia que talos, folhas e cascas de vegetais e frutas possuem muitos nutrientes e que deveriam ser utilizados em sua alimentação? 

Neste artigo mostro algumas maneiras criativas de reutilizar restos de vegetais e frutas na cozinha. Com receitas deliciosas, nutritivas e super econômicas.

Dicas de reaproveitamento de alimentos:

Pedaços de vegetais como sementes de abóbora, cascas de cenoura e folhas de rabanete não costumam aparecer nos nossos pratos. Na maioria das vezes eles acabam no lixo. 

Nós desperdiçamos muita comida boa pela única razão de que desconhecemos suas propriedades reutilizáveis. Você pode reutilizar de forma criativa uma grande quantidade de restos de vegetais da cozinha, como folha de rabanete, cascas de batatas, sementes de melão ou caules de couve-flor - o que você quiser. Aqui vão algumas dicas para colocar economia e mais nutrientes no seu prato


Benefícios do reaproveitamento de alimentos:




Antes de utilizar cascas dos legumes e frutas é sempre importante higienizar bem com água e colar de molho por 15 minutos em 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária (observe no rótulo da água sanitária se ela é própria para higienização de hortaliças). Depois lave em água corrente e pode utilizar.

Faça um caldo de legumes natural para usar em sopas e cozidos com resto de cascas de legumes.

Pegue os restos de cascas e pedaços de legumes e faça um caldo de legumes saboroso. Você pode usar cascas de cenoura, pepino e aspargos ou até peles de cebola, alho, as folhas externas de repolho, folha do alho-poró, folhas e caules de couve-flor, caules de brócolis, caules de ervas, bem como as pontas cortadas de aipo e abobrinha.

Juntamente com algumas ervas adicionais, sal e pimenta, deixe esses restos de vegetais ferverem em uma panela com água fervente por cerca de uma hora. Quando estiver pronto, use um escorredor fino ou uma toalha de cozinha limpa para coar os vegetais. Basta transferir o caldo para um recipiente com tampa de rosca e armazená-lo na geladeira. Validade até duas semanas.

O que pode ser aproveitado de forma integral nos alimentos:

Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete;
Cascas de: batata-doce, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga e abóbora;
Talos de: couve-flor, brócolis e beterraba;
Entrecascas: de melancia e maracujá;
Sementes de: abóbora, melão e jaca; 
Proteínas: Pés, pescoço de galinha e Tutano de boi.

Nota: o óleo deve ser substituído por manteiga ou banha de porco. 




Como armazenar o alimento na geladeira para durar mais tempo:

Quando chega com suas compras do supermercado você já pensou que cada espaço na geladeira foi destinado para manter o máximo de tempo um alimento bom para o consumo e assim evitar seu desperdício. Saiba como acomodar os alimentos em sua geladeira e economizar.



Receitas de reaproveitamento de alimentos:



CREME DE FOLHA DE COUVE-FLOR


Ingredientes:

1 cebola picada
4 xícaras de folhas de couve-flor
1 xícara de leite sem lactose ou leite vegetal (leite de coco)
1 colher de queijo ralado
1 xícara de água

Preparo:

Refogue e acrescente as folhas de couve-flor bem lavadas e picadas. Em uma tigela, incorpore delicadamente o leite e junte o queijo ralado e a água. Adicione ao refogado e deixe o creme encorpar. Tempere com sal a gosto. Sirva quente.

PESTO DELÍCIA CASEIRO:

Ingredientes:

1/3 de xícara de sementes de abóbora (pode substituir por sementes de nozes ou castanhas)
1/2 xícara de azeite
1/4 xícara de parmesão ralado
1 dente de alho
1 xícara de vegetais crus ou ervas, como folha do alho, manjericão, folha da cenoura (semelhante ao sabor da salcinha), folha do alho poró, orégano.
1 colher de sopa de sal (Rosa do Himalaia ou sal marinho)e uma pitada de pimenta
Se você quiser temperá-lo, tente adicionar um pouco de rabanete ao seu pesto caseiro - incluindo as folhas verdes.

Preparo:
Coloque todos os ingredientes no mixer ou liquidificador. Bata até dar o ponto de pasta. Guarde em um recipiente de vidro na geladeira.

DOCE DE CASCA DE MAMÃO:



Ingredientes:

Cascas de 6 mamões maduros 
3 e 1⁄2 xícaras de açúcar mascavo ou adoçante stévia 

Preparo:
Deixe de molho na água as cascas dos mamões de um dia para outro.
Pique-as, coloque-as numa panela e deixe ferver, acrescentando as cascas sempre que levantar fervura. troque a água a cada fervura. Na quarta vez, deixe cozinhar por dez minutos. 
Deixe esfriar, bata no liquidificador adicionando uma xícara (chá) de água e passe por peneira. Leve ao fogo com açúcar mascavo ou adoçante até da o ponto (quando desprender do fundo da panela).

Bom apetite!!! 😛

Fica a Dica ⬇️



#economiaalimentar #alimentosquerendem #comidaparaeconomizar #reaproveitamentodealimentos #todoscontraocoronavirus #covid19 #fiqueemcasa


Comentários

Postagens mais visitadas