TINTURAS DE CABELO CAUSAM CÂNCER: NOVO ESTUDO



Os resultados de um novo estudo monstra que o risco de câncer de mama aumenta com o uso mais frequente de produtos químicos para o cabelo, como tintura permanente e alisadores de cabelo que contém metal pesado chumbo em sua composição.

Para as mulheres que usam corantes permanentes a cada cinco a oito semanas, por exemplo, o risco de câncer de mama aumenta em cerca de 60%.

O estudo mostra tabém, que, embora seja improvável que o uso de produtos para cabelos químicos sozinho determine o risco de câncer de mama de uma mulher, evitar esses produtos químicos pode ser benéfico. É mais uma maneira de uma mulher reduzir o risco de se tornar uma das oito mulheres que desenvolvem câncer de mama no Brasil.

O ESTUDO: Uso de tintura de cabelo e alisador químico e risco de câncer de mama em uma grande população americana de mulheres negras e brancas. (1)

Publicado em dezembro de 2019 no International Journal of Cancer descobriu que mulheres que usam tintura de cabelo regularmente têm 9% mais chances de desenvolver câncer de mama do que aquelas que não usam esses produtos.

Foram analisadas 46.709 mulheres com idades entre 35 e 74 anos que tinham uma irmã com câncer de mama (chamado "Estudo Irmã"), mas que não tinham câncer de mama. O "Estudo Irmã", realizado pelo Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental Americano, procurou encontrar causas de câncer de mama estudando o ambiente, genes e experiências de pacientes com câncer de mama e suas irmãs.

O QUE OS PESQUISADORES DESCOBRIRAM SOBRE OS PRODUTOS DE CABELO:

  • O uso permanente de corante foi associado a um risco de câncer de mama 45% maior em mulheres negras e um risco 7% maior em mulheres brancas;
  • O risco de câncer de mama aumentou entre as mulheres que usam tintura de cabelo com mais frequência (a cada cinco a seis semanas ou mais), especialmente entre mulheres afro-americanas;
  • As mulheres que usavam produtos alisadores pessoais tinham um risco maior de câncer de mama e, quanto mais usavam os produtos, maior o risco;
  • As mulheres que usavam alisadores de cabelo pelo menos a cada cinco a oito semanas enfrentavam um risco 30% maior de desenvolver câncer de mama.

Os corantes capilares mais escuros geralmente contêm mais produtos químicos, portanto podem ser uma preocupação maior também.

PRINCIPAIS QUÍMICAS NOCIVAS QUE ESTÃO PRESENTES NAS TINTURAS DE CABELOS:

De acordo com pesquisadores do Instituto Nacional de Serviços de Saúde Ambiental Americano, "muitos produtos capilares contêm compostos desreguladores endócrinos e agentes cancerígenos potencialmente relevantes para o câncer de mama".

Tipos de corantes capilares:

1) Corantes temporários: que cobrem apenas a superfície do cabelo, mas não penetram no eixo do cabelo;
2) Corantes semi-permanentes: que penetram na haste capilar, mas são lavados após cinco a 10 lavagens;
3) Corantes capilares permanentes: que causam alterações químicas duradouras na haste capilar;

Segundo a American Cancer Society, os corantes capilares permanentes contêm substâncias incolores, incluindo aminas e fenóis aromáticos, que se tornam corantes na presença de peróxido de hidrogênio. Uma reação química ocorre, permitindo que a substância tinja permanentemente o cabelo até que ele cresça. (2)

RISCOS À SAÚDE:

  • Amônia: Irritante respiratório e potencial desregulador endócrino;
  • Peróxido de hidrogênio: Irritante respiratório e cutâneo; pode queimar a pele, danificar os olhos e causar reação alérgica;
  • P-fenilenodiamina: Carcinogênio potencial que causa toxicidade no sistema orgânico e no sangue; pode causar alergias e imunotoxicidade; causa riscos ocupacionais;
  • Resorcinol: potencial desregulador endócrino e carcinogênico que podem causar alergias e imunotoxicidade; contribui para riscos ocupacionais e pode causar irritação na pele, olhos e pulmão;
  • Sulfato de tolueno-2,5-diamina: potencial agente cancerígeno e imunotóxico;
  • Metilisotiazolinona: causa neurotoxicidade, irritação e imunotoxicidade;
  • Fragrância artificial: Alto potencial para reações alérgicas e imunotoxicidade; causa potencial de toxicidade do sistema orgânico;
  • Metilparabeno: potencial desregulador endócrino e pode causar alterações bioquímicas ou de nível celular;
  • 1-naftol: potencial cancerígeno; causa imunotoxicidade e irritação
  • Etanolamina: Pode causar toxicidade no sistema orgânico, irritação e reações alérgicas.

Muitos dos corantes encontrados nos corantes capilares permanentes são chamados corantes de alcatrão de carvão e geralmente são formados como subprodutos de solventes de hidrocarbonetos. Durante a combustão ou queima de carvão, um líquido espesso marrom-preto é gerado. Este material químico é então usado em ingredientes cosméticos como agentes agonizantes, embora sejam conhecidos por terem efeitos cancerígenos.

O QUE ESTÁ PRESENTE NOS ALISADORES DE CABELOS:

Os pesquisadores descobriram que produtos relaxantes e alisadores químicos podem conter compostos hormonalmente ativos. A associação entre uso de alisador e câncer de mama foi semelhante entre mulheres negras e brancas, mas os dados indicam que esses produtos são mais comumente usados ​​por mulheres negras.

O ingrediente mais problemático dos alisadores de cabelo, como o tratamento com queratina ou a ruptura brasileira, é o formaldeído. É um agente cancerígeno conhecido e pode aumentar o risco de adquirir câncer, mesmo em níveis baixos que não causam sintomas visíveis.

Apenas cheirar formaldeído pode causar irritações na garganta, olhos e nariz, às vezes causando sangramentos no nariz, tosse ou dor de garganta.
O formaldeído também afeta o sistema nervoso central, levando a alterações de humor, insônia, comprometimento da memória e dores de cabeça.

E se você acha que está seguro ao usar tratamentos sem formaldeído, puro engano! As versões sem formaldeído geralmente contêm metileno glicol, que na verdade libera formaldeído quando aquecido. Considerando que a chapinha de cabelos para tem 450 graus ou mais sendo usada durante o processo de alisamento, parece que mesmo as opções sem formaldeído continuam sendo perigosas.


ALTERNATIVAS NATURAIS:

A primeira atitude a tomar depois de ter sido exposta a tanta química e contaminantes é fazer um bom detox para eliminar todos esses agentes químicos que causam danos extremos ao organismo podem a longo prazo levar a morte.

Um detox muito eficiente, simples e de baixo custo é feito com adesivos aplicados nos pés durante o sono a cada 6 meses. O que uso e indico aos meus pacientes é ADESIVO DETOX PÉS com compostos bioativos totalmente naturais.
Onde encontrar o ADESIVO DETOX PÉS com desconto clique aqui 



1. Use clareadores de cabelo naturais:
Em vez de descascar seu cabelo com água oxigenada, tente usar ingredientes que clarearem seu cabelo naturalmente. Alguns ingredientes totalmente seguros e surpreendentes que você pode usar para clarear o cabelo incluem:

Camomila
Bicarbonato de sódio
Limão
Vinagre de maçã cru
Sal marinho

Aplicar qualquer um desses ingredientes no cabelo e deixá-lo por 20 a 60 minutos ajudará a clarear o cabelo sem o perigo de peróxido de hidrogênio.

2. Tonalize com Henna:

O pó de henna é uma alternativa mais segura e natural à tintura de cabelo permanente. O hena é um corante puro para plantas, portanto não contém produtos químicos. Obviamente, você desejará comprar pó de hena de uma empresa respeitável que não adicione química. Abaixo deixo opções de Henna sem contaminantes:

Henna Creme Keraton preto: onde encontrar clique aqui.

Henna Creme Keraton castanho escuro:  onde encontra clique aqui

Henna creme Keraton chocolate:  onde encontra clique aqui.

Henna creme Keraton castanho claro:  onde encontra clique aqui.

Henna creme Keraton cobre: onde encontra clique aqui.

Henna creme Keraton vermelho intenso:  onde encontra clique aqui.

Para usar o pó de hena, ele precisa ser combinado com ½ xícara ou mais de água fervente. Em seguida, deixe a mistura descansar durante a noite. Quando você aplicá-lo no dia seguinte, deixe descansar por cerca de duas a três horas e depois enxágue bem.

Certifique-se de usar luvas ao trabalhar com hena e evite tingir a pele aplicando um óleo de barreira (como o óleo de coco) ao longo da linha do cabelo.

3. Obtenha um tom mais escuro com café:

Você sabia que uma xícara de café pode servir como uma tintura de cabelo natural para quem quer ficar um pouco mais escuro? Ele não terá os mesmos efeitos que a tintura de cabelo permanente, mas dará um impulso ao seu cabelo quando você precisar.

Tudo o que você precisa fazer é misturar café torrado escuro e moído com borra de café e qualquer condicionador natural.

Aplique a mistura no cabelo limpo e úmido e deixe descansar por pelo menos uma hora. Depois lave-o.


4. Experimente um condicionador natural profundo:

Você já usou óleos naturais e isentos de tóxicos no cabelo para dar brilho e suavizar o frizz? O óleo de argan e o óleo de coco são óleos hidratantes e cicatrizantes que podem ajudar a dar ao seu cabelo uma aparência e sensação suaves.

Simplesmente aqueça uma colher de chá de óleo na palma das mãos e depois massageie-o no cabelo e no couro cabeludo. Coloque uma touca de banho e durma assim durante a noite. De manhã, lave o cabelo como de costume.


Cuidados com a aparências são muito importantes para a autoestima e bem-estar pessoal e social, mas é necessário a preocupação com o organismo. Com essas medidas você fica livre das químicas nocivas que levam ao aumento de chance de doenças como o câncer.

Veja também:



#cancer #cancercurapelanatureza #cancercuriosidades #cancerorigem #dicadesaude #tramentonaturalcancer #nutricaonocancer #alimentosanticancer #oquecomercancer #canceranamaria
#cancer #causacancer #detox #tinturadecabelo #prevencaodocancer #dicadesaude #dicasdesaude #saudetotal #saudeebemestar

Comentários

Postagens mais visitadas