SAIBA COMO RESOLVER DOR ABDOMINAL E BARRIGA INCHADA



O intestino é um órgão de grande importância no nosso organismo. Ele produz neurotransmissores que agem no cérebro, 80% do sistema imunológico está presente no intestino, absorção de micronutrientes, absorção de água, fisiologia hormonal, entre outras questões. No Brasil, 20% a 30% sofrem de problemas no intestino.

Embora o conhecimento sobre os benefícios associados aos probióticos tenha explodido na última década, muitas pessoas ainda não sabem ao certo como funcionam os prebióticos e os pós-bióticos. Os probióticos são as bactérias "boas" (ou "amigáveis") que colonizam o sistema digestivo e suportam muitas funções do sistema imunológico. Os prebióticos alimentam essencialmente os probióticos, ajudando-os a sobreviver e a se reproduzir durante o processo de fermentação. Os pós-bióticos são produzidos como subproduto do processo de fermentação realizado pelos probióticos. Exemplos incluem ácidos orgânicos, bacteriocinas, substâncias carbônicas e enzimas.




Um relatório de 2014 publicado no Journal of Gastroenterology afirma (1):

"Os probióticos são microrganismos vivos não patogênicos presentes na microbiota intestinal que conferem benefícios ao hospedeiro para sua saúde. Alguns desses efeitos benéficos são determinados por fatores derivados de probióticos secretados que recentemente foram identificados como mediadores pós-bióticos.”

Os cientistas e pesquisadores atuais acreditam que, para certas pessoas que sofrem de condições inflamatórias (doenças crônica, doenças intestinais, câncer), o uso de pós-bióticos é uma alternativa inteligente ao uso de bactérias inteiras (na forma probiótica). Devido à sua capacidade de diminuir a inflamação e ajudar a manter a homeostase do cólon e do intestino, os pós-bióticos são os novos suplementos usados para promover uma melhor saúde intestinal (2).

Os pós-bióticos são subprodutos da fermentação bacteriana probiótica. Quando os probióticos se alimentam de certos tipos de moléculas de fibra para prosperar, eles deixam para trás “resíduos” que são coletivamente chamados de pós-bióticos. Portanto, a microbiota libera naturalmente pós-bióticos, que por sua vez ajudam a regular a composição do microbioma.




Segundo estudos da Universidade de Milão, "A maioria das atividades imunomoduladoras de bactérias está associada aos seus metabólitos” (3) Os benefícios associados aos pós-bióticos incluem ajudar a tratar:

  • Doença do intestino irritável (DII) ou síndrome do intestino irritável (SIR);
  • Efeitos colaterais devido à obesidade;
  • Reações alérgicas, como dermatite ou conjuntivite;
  • Problemas relacionados ao intestino, como síndrome do intestino solto, disbiose ou supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO);
  • Dor nas articulações devido a inflamação;
  • Diabetes e pré-diabetes (resistência à insulina);
  • Problemas oculares, incluindo conjuntivite alérgica;
  • Efeitos colaterais devido à exposição a substâncias irritantes ambientais;
  • Problemas de pele, incluindo acne ou eczema;
  • Câncer.

Os pós-bióticos contribuem para a homeostase, eles parecem ajudar a regular a microbiota por meio de atividades antipatogênicas e por apoiar o crescimento de bactérias benéficas. Eles também ajudam o sistema imunológico a se adaptar às mudanças nas bactérias intestinais por ter efeitos regulatórios.

O corpo abriga trilhões de bactérias intestinais, que juntas são chamadas de microbioma. Essa comunidade bacteriana é a microbiota, a grande coleção de microrganismos que vivem em simbiose no corpo humano. Existem três categorias principais de componentes bacterianas que ajudam a manter a microbiota em equilíbrio. Esses incluem prebióticos, probióticos e pós-biotico. Abaixo deixo os que recomendo aos meus pacientes:

Pós-biótico: Rejuvelac


Pré-biótico: Fos Prebiotico 220g


Para quem se interessar em estudar sobre o assunto abaixo deixo o link de onde encontrar um livro muito sensacional. Me ensinou muito sobre “CARBOIDRATOS NUTRACÊUTICOS E PRÉBIOTICOS.



Veja também: 



Kefir, um super alimento.


#limpezadointestino #detoxintestinal #dicasdesaude #emagrecimentorapido #aumentarimunidade #soltarintestino #ajudaemagrecer #covid19 #fiqueemcasa #desafioclean9 #gerenciamentodepeso #desintoxica #emagrecercomasaude #perderpeso #nutrizone #barrigainchada #dorabdominal #emagrecimentobom #exgordinha #desinchabarriga #amocomer






Comentários

Postagens mais visitadas