Agrotóxico veneno à mesa e toxinas nos produtos de higiene pessoal e beleza: dicas e soluções para o problema





Em 2015, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) classificou três pesticidas freqüentemente usados na agricultura como cancerígenos para os seres humanos. De acordo com a IARC, o glifosato, o malatião e o diazinon são produtos químicos usados em nossos alimentos, embora possam causar câncer em seres humanos.

Mais de 90% da população no Brasil abriga pesticidas detectáveis no sangue e na urina. Pesquisas não financiadas pelo setor vinculam repetidamente esses produtos químicos ao câncer. Um estudo francês vem logo após os testes recentes do Environmental Working Group que detectaram glifosato nos cereais.


Até recentemente, as evidências que sustentavam os efeitos cancerígenos desses pesticidas eram baseadas apenas na exposição ocupacional, principalmente em ambientes agrícolas. Mas e a exposição a pesticidas de baixo nível na população em geral, que vem principalmente da ingestão de frutas e legumes convencionalmente cultivados? Essa é a pergunta exata que os pesquisadores na França procuraram responder com este estudo. (1)

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxico:


Outro aspecto preocupante na contaminação de produtos e alimentos está no filtro solar. Um relatório de 2019 do Environmental Working Group (EWG) descobriu que quase dois terços dos filtros solares não funcionam e contêm ingredientes tóxicos que são rapidamente absorvidos pelo organismo. De fato, um estudo recente descobriu que os produtos químicos dos filtros solares atingem a corrente sanguínea dentro de um dia após seu uso e em níveis altos o suficiente para entrar no lugar dos hormônios no receptor celular, atuando com disrruptor hormonal levando a deficiência hormonal precoce. (2)

Assim como produtor de higiene pessoal, maquiagens e limpeza também apresenta substâncias nocivas ao nosso organismo como:

Parabenos: tem uma ação parecida com o hormônio estrogênio, está associado ao aumento do risco de desenvolver câncer de mama – a substância é absorvida pela pele e já foi detectada em biópsias de tumores mamários.

Corantes: colorações derivam do petróleo ou do alcatrão de carvão vêm sendo cada vez mais estudados. O motivo? Acredita-se que eles sejam carcinógenos, além de provocarem irritações de pele e, inclusive, estarem relacionados aos casos de transtorno de hiperatividade e déficit de atenção em crianças, pois estão presentes em muitas guloseimas também. (3)

Ftalos: são encontrados em esmaltes de unha (dibutil ftalato), perfumes e loções (ftalato de dietila) e em sprays de cabelo (ftalato de dimetila). problemas endócrinos, além de estarem relacionados ao aumento de riscos de câncer de mama, desenvolvimento precoce dos seios em meninas e problemas congênitos reprodutivos de infertilidade. (4)

Triclosan: usado em sabonetes. Interfere nas funções dos hormônios reprodutivos e causam irritações de pele. Estudos recentes também têm relacionado a ação do triclosan com a resistência a alguns antibióticos.

Lauriléter sulfato de sódio e lauril sulfato de sódio: encontradas em mais de 90% dos produtos de higiene pessoal disponíveis. Causam irritações de pele, olhos e pulmões. São substâncias cancerígenas – essas combinações podem também provocar problemas respiratórios e de rim. Encontrados em xampus, sabonetes corporais e produtos para limpeza de pele e tratamentos para acne.

Formaldeído: altamente cancerígeno está relacionado ao aparecimento de cânceres nas regiões do nariz e da faringe. Além disso, o formaldeído provoca alergias de pele e é prejudicial ao sistema imune. Pode ser encontrado em esmaltes, sabonetes corporais, condicionadores, xampus, sombras de olhos, limpadores de pele e produtos para as unhas.

Tolueno: derivado do petróleo e do alcatrão de carvão. Nos rótulos dos produtos, o tolueno pode ser apresentado também como benzeno, fenilmetano ou metilbenzeno. Afeta o sistema respiratório, provocar náuseas, irritação de pele e problemas no sistema imunológico, má formação fetal em gravidez. Está presente em esmaltes, produtos para unhas gerais, tintas e desodorantes.

Alumínio e chumbo: presente em tinturas para cabelo, maquiagem, esmaltes, desodorantes. Aumenta o risco de câncer e metástases.

Como eliminar os  agrotóxicos e pesticidas de vegetais e frutas:


Assim que comprar o alimento, coloque para gelar por 3 horas. Não lave de imediato. Isso é necessário para o agrotóxico não entrar no vegetal quando se lava.

Depois de 3 horas na geladeira, lave seu alimento em água corrente. Coloque de molho em água com 1 colher de sopa de água sanitária (ou clor-in) e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Isso vai retirar os resíduos tóxicos. Deixe de molho por 15 minutos.

Remova toda água do molho em água corrente.

Encha uma vasilha com 1 L de água e esprema 1 limão com 2 colheres de sopa de vinagre de maçã. Deixe 15 minutos de molho.

Remova a água e seque seus alimentos antes de ir a geladeira.
Guarde em um pote hermético na geladeira.

Lista dos produtos de higiene pessoal orgânicos que consumo usar e onde encontrar:


  1. Creme Dental Sem Flúor com Menta Melaleuca Boni Natural : onde encontrar com desconto clique aqui
  2. Sabonete Líquido Vegano Lavanda e Menta Boni Natural: onde encontrar com desconto clique aqui.
  3. Sabonete de Morango com Champagne Boutique do Corpo (delicioso, meu favorito): onde encontrar com desconto clique aqui.
  4. Desodorante Natural Aloe Gerânico orgânico Live Aloe: onde encontrar com desconto clique aqui.
  5. Shampoo de Argila Jaborandi Abacate Força da Terraonde encontrar com desconto clique aqui.
  6. Condicionador Bio Complex Apse Cosmetics: onde encontrar com desconto clique aqui.

Também é importante manter o sistema detox do corpo em dia e um bom detox 2 vezes ao ano para limpar fígado, intestino e sangue. Mas cuidado com sucos detox que estão isentos de fibra (ao bater o suco as fibras quebram e não tem mais acção no organismo). Por isso é importante usar para um detox eficaz um complexo de algas concentrado. O que eu indico e faço semestralmente (a cada 6 meses) é o Adesivo Detox para Pés. Clique aqui e saiba onde encontrar.

Obs. Você irá usar o Adesivo Detox para pés apenas 2 noites e repete 6 meses depois. Não é para usar direto.

Modo de usar no produto!

Comentários

Postagens mais visitadas